Grupo de Estudos

rituais do feminino

Fotografia nos procesos terapêuticos de si e dos outros

Este Grupo de Estudos é para as mulheres que enxergam na imagem não apenas o instrumento de trabalho ou testemunho do vivido mas suspeitam da sua potência terapêutica e transformadora.

Num ciclo de 11 encontros, vamos realizar uma série de passagens-rituais com uso de fotografia, em busca do desbloqueio da criatividade e auto-cura.

Cada ritual será dedicado a uma experiência, um evento do passado que nem sempre foi vivido de forma consciente, mas que formatou nossa existência feminina, nossa visão de mundo e nossa potência em se expressar e comunicar com e para o mundo. A proposta foca no mergulho profundo no seu universo interno presente mas também sugere uma viajem ao passado: aos lares, colos e braços já conhecidos e ocupados em busca de reescrever as histórias e modificar a visão de si mesma.

Os rituais serão ambientados pela parte teórica que objetiva criar o campo de reflexões a respeito da fonte da criatividade, o funcionamento da memória, a arte feminina e a ressignificação de si.

Embora sem pré-requisitos para a participação, o grupo buscará contribuir com as fotógrafas para uma prática fotográfica mais consciente e potente.

O curso será dividido em aulas gravadas e encontros ao vivo. Para quem não puder participar ao vivo, terá a possibilidade de assistir a gravação posteriormente na plataforma. Todo material produzido para e durante o curso estará à sua disposição até o fim do ano via plataforma Nutror.

Cada encontro terá duração de duas horas. Os encontros que visam a geração de um ritual serão compostos pela parte das referências relacionadas ao tema do encontro e, num segundo momento, pela parte relacionada ao próprio ritual. Para cada ritual será sugerida uma técnica, abordagem diferente ancorada na fotografia, entre elas: trabalho com arquivo, texto & imagem, colagem, antotipia. Para auxiliar você no processo criativo, 3 videos com as explicações sobre as técnicas propostas e exemplos dos meus trabalhos farão parte do material deste curso.

Não é necessária experiência prévia.

RITUALIZE

〰️

RITUALIZE 〰️


PROGRAMA DAS ATIVIDADES


PARTE I - REFLETIR

3/03 - Abertura - Potencial terapêutico da fotografia - aula ao vivo aberta ao público, 14:00hs

10/03 - Criatividade e criança interior - liberação da aula gravada

17/03 - Memória e auto-conhecimento - liberação da aula gravada

PARTE II - INTUIR

31/03 - Nascimento - aulas ao vivo até o fim, 14:00hs

1/04 - liberação da meditação de nascimento

14/04 - Menarca

15/04 - liberação da 1a aula extra

28/04 - Amor e sexualidade

12/05 - Perdas

13/05 - liberação da 2a aula extra

26/05 - Maternidade

27/05 - liberação da 3a aula extra

9/06 - Comunidade feminina

23/06 - Menopausa ou estar na potência total

PARTE III - TECER E CELEBRAR

25/07 Vernissage da exposição virtual

Partilha sobre os processos, resultados de trabalho e possíveis prosseguimentos. Este encontro acontecerá no sábado de manhã (9:00hs) e vai durar enquanto sentirmos que há coisas que precisam ser ditas.

O QUE VOCÊ PODE ESPERAR:

  • referências dos trabalhos contemporâneos das artes e fotografia com temática correspondente a cada ritual,

  • guias para a passagem por 7 rituais de auto-cura com uso das artes ancoradas na fotografia,

  • referências bibliográficas,

  • 3 aulas técnicas extras que vão te auxiliar nos processos criativos: introdução à fotografia analógica, colagem digital e manual, antotipia e cianotipia,

  • participação numa exposição virtual Rituais do feminino curada pela Irmina,

  • comunidade no whatsapp para discussões e troca,

  • acesso ao todo material do curso até o fim do ano através da plataforma Nutror.

INVESTIMENTO

1.150,00 reais

oferta de lançamento válida por 48hs

PIX, boleto ou até 12x118,94 no cartão

*Mulheres inscritas na oferta de lançamento terão prioridade na inscrição para os workshops presenciais em 2026/2027

Valor do 1o lote - 1.195,00

Valor do 2o lote - 1.450,00

Inscrições encerram no dia 03/03

Bolsas sociais para mulheres que possuem cadastro no CadÚnico no valor de 239,00 (80% de desconto)

Inscreva-se via PIX
inscreva-se via boleto ou cartão
inscreva-se com bolsa


AUTORA E MENTORA DO GRUPO

Irmina Walczak - fotógrafa, antropóloga e educadora polonesa. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília, Mestre em Estudos Culturais pela Universidade de Varsóvia. Em 2010, concluiu um estágio em estudos decoloniais com Catherine Walsh na Universidade Andina do Equador. Atualmente pesquisa no Centro de Antropologia Visual - NAVISUAL da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Por 13 anos viveu no Brasil, onde iniciou sua pesquisa em antropologia visual da vida cotidiana e das relações familiares. Autora do foto livro ‘Retratos pra Yayá’ - uma monografia sobre a infância livre de tecnologia, apresentada ao público europeu na Paris Photo em 2017.

Co-fundadora do coletivo feminino TiT e editora-chefe da revista fotográfica 'Clan'. Autora de textos para revistas e álbuns de fotografia. Mãe para três. Viajante.


Desde 2015 Irmina dedica-se à educação na fotografia e desde 2022 tem desenvolvido o trabalho exclusivo com as mulheres a partir dos Grupos de Estudo. Nesse tempo, mais de 350 fotógrafas no Brasil e na Polônia participaram dos programas autorais dela e nutriram-se no seio das comunidades criadas a partir desta experiência.

Cada Grupo é uma experiência única não apenas pelas modificações que Irmina introduz ao programa mas também pelo coletivo formativo de cada um deles. São as mulheres, que atendem ao grupo, as próprias chamas e as guardiãs deste fogo.

Atividades práticas propostas no grupo visam o desbloqueio criativo, o desenvolvimento fotográfico e o crescimento pessoal. Os resultados gerados, que sempre estão depois do processo em si, fazem parte das exposições, participam de festivais e compõem livros de fotografia. Realização das atividades práticas é facultativa. 

Esta edição do Grupo possui uma metodologia nova que expressa o propósito terapêutico da fotografia, observado pela Irmina ao longo dos anos de trabalho com as mulheres e através da sua própria prática fotográfica. Enxergar essa potência do fazer fotográfico vai te habilitar para processos de auto cura através da arte que faz.

Perguntas Frequêntes:

  • Sim, será bem vinda! Não há pré-requisito para a participação. Todas as propostas de exploração da imagem fotográfica serão acompanhadas de explicação técnica.

  • 25 horas.

  • No meio da página, você encontra o valor do investimento e três botões para opção de pagamento. Aperte a de sua escolha e segue os passos. Em caso de dúvida, mande-nos uma mensagem: panoptesfotografia@gmail.com

  • Sim, esta edição oferece bolsas sociais. Todas as mulheres com o registro no CadÚnico podem fazer sua inscrição com o desconto de 80%. Aperte o botão "Inscrição via CadÚnico", preencha o formulário e aguarde nosso contato.

  • Sim, este grupo de estudos será ministrado em Português.

  • Todos os encontros serão gravados e disponibilizados na plataforma Nutror. Você terá acesso a esse conteúdo até o fim do ano portanto é totalmente viável passar pelo processo sem a presença ativa. No grupo do WhatsApp serão abertos espaços para eventuais dúvidas, troca de experiência e partilhas.

Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida, entre em contato com a gente.

E-mail